Sabe, eu adoro admirar o céu durante à noite...fico maravilhada com a beleza das estrelas, da via láctea e dos planetas.
Sim, planetas! Eles estão lá sempre visíveis, nem todos, é claro, mas os mais bonitos na minha opnião. E durante esse mês de abril foi possível contemplar vários espetáculos da Lua e Vênus esbanjando beleza.
Todos os dias sempre estão lá, os astros, à minha porta me esperando chegar do trabalho. (digo à porta porque vejo o céu na frente de casa). Fico parada olhando, olhando, olhando...minha vizinha sem entender nada...e eu ali com os olhos pregados nos dois. É muito lindo! o universo é lindo, a Bahia é linda (né Caetano?!), tudo é lindo. Vixe que papo de maluco hahahaha
Aí que não resisti e tirei essas fotos pra mostrar pra vocês o que tenho visto.
Era final da tarde quando sai do trabalho e eles já estavam lá, chamando a atenção.
Essa é a visão que tenho quando chego em casa. Tirei essa foto do meu portão. A vizinha tava lá na janela me achando doida.
Como sempre não é uma ótima foto mas serve pra mostrar a vocês o que tenho visto no céu - VÊNUS E A LUA |
Ao chegar, céu já estava bem escuro e o planeta e a Lua estavam bem visíveis.
Bom, aí vai um pouquinho de cultura...
Vênus é o segundo planeta desde o Sol e o sexto maior. Conseguimos vê-lo daqui da nossa nave porque ele está bem pertinho de nós e pelo seu tamanho que é quase igual ao nosso (fazemos parte da Terra). Partindo do Sol temos Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e Júpiter. Esses são os mais próximos.
Ele é o mais brilhante objeto no céu exceto pelo Sol e pela Lua. O planeta Vênus é tão luminoso que
ganhou o nome da deusa da beleza. Vênus (Grego: Aphrodite; Babilônio: Ishtar) é a deusa do amor e da beleza.
Em alguns lugares é chamado de estrela Dalva ou estrela da manhã pois é possivel vê-lo até o amanhecer. Está sempre visível em noites com céu limpo e Lua crescente ou minguante. Às vezes, bem juntinho dele podemos ver Mercúrio.
Também com semelhante beleza é possível ver Júpiter que completa o trio. Mas isso é mais difícil de acontecer. A última vez que eu vi foi em dezembro. Geralmente Júpiter está bem afastado dos dois (Lua e Vênus) e só conseguimos vê-lo em outra parte do céu.
Júpiter (também conhecido como Jove; Grego Zeus) era o Rei dos Deuses, o governante do Olimpo e o patrono do estado Romano. Zeus era o filho de Cronus (Saturno).
Júpiter é o quarto objeto mais brilhante no céu (após o Sol, a Lua e Vênus; algumas vezes Marte é mais brilhante).
Outro artista do céu é Marte. Este é mais tímido (devido ao seu tamanho) mas às vezes dá o seu ar da graça.
Vejam essa foto que eu encontrei aqui onde as "celebridades" estão no palco celeste.
ALVORECER - Júpiter, Vênus, Mercúrio e Marte (FOTO: Dulcidio Braz Jr) |
O mais brilhante, claro, é Vênus no meio; ao seu lado Mercúrio; logo encima, Júpiter e bem embaixo, o lindo planeta vermelho, Marte (esse pontinho vermelho quase imperceptível na transição do azul escuro e o azul mais claro do alvorecer - precisa de esforço para ver!!). Lindo né?!
Mas vocês podem estar se perguntando como fazer pra saber se essas "estrelas" são planetas? Bom, o brilho das estrelas é vibrante, afinal elas erradiam luz. Já os planetas não possuem luz própria, refletem o brilho do Sol, assim como a Lua, e por isso possuem um brilho constante, sem oscilações.
É isso! Espero que vocês tenham gostado de contemplar o céu comigo.
Beijos
Ficou linda a foto! Pois eu jurava que aquilo ali era uma estrela...
ResponderExcluirCarlinha,
ExcluirMuita gente também acha. Mas tu nunca achou diferente o brilho e o tamanho dela? Foi o que me chamou a atenção e fez procurar pra saber...todas das vezes que eu ia pra praia ficava admirando.