quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PARA ENTENDER A DIETA DUKAN - METABOLISMO HUMANO DOS ALIMENTOS

Antes de falar sobre a dieta que estou fazendo, resolvi dá umas explicaçõezinhas básicas pra gente entender direitinho o processo.

Vamos estudar biologia ...

De forma resumida,  tudo que ingerimos é utilizado pelo organismo para transformar em energia. E para metabolizar tudo isso também é necessária energia.

Energia para obter energia (dinheiro chama dinheiro, já ouviram isso?)

No balanço energético do organismo o que ingerimos é transformado em energia que é utilizada em todos os processos celulares, o restante é armazenado nas células adiposas como reserva em caso de necessidade futura.

Ou seja, o nosso corpinho faz aquilo que nós não conseguimos fazer com o nosso dinheiro!!! (Engordamos, ou engordávamos)

OS NUTRIENTES

Numa ordem crescente de dificuldade de assimilação temos a seguinte seqüência:

CARBOIDRATOS: os primeiros a serem metabolizados, pois fornecem energia rapidamente às células. Os mais conhecidos são os glicídios, açúcares (frutose, por isso não pode fruta nas primeiras fases da Dukan) e amidos (brancos principalmente).

LIPIDIOS: são as gorduras (óleos, azeites, manteigas etc.); fornecem mais energia do que os carboidratos mas as células preferem os carboidratos, pois os lipídios são insolúveis em água  e de cadeias químicas mais complexas o que exige o maior gasto de energia. O organismo prefere armazenar ele no nosso culote e barriguinha de tanquinho!!!

PROTEINAS: são compostos com grandes cadeias de aminoácidos. Compõe 50% da massa celular, formando por exemplo os músculos. Por ser uma macromolécula, é a última a ser metabolizada para produção de energia.

É aí que elas entram na dieta Dukan!!!

Se o corpo gasta energia para obter energia, então corta-se os carboidratos e os lipídios (mais fáceis de gerar energia) e restringe a alimentação a basicamente proteínas para que o organismo gaste as reservas acumuladas nas células adiposas que nos deixam redondinhas!!!! EUREKA! SIMPLES!!

OS ÓRGÃOS

CÉREBRO
Utiliza normalmente apenas glicose como fonte de energia e necessita dela constantemente. DE ONDE ELA VÊM? DOS CARBOIDRATOS!!

FÍGADO
Uma das suas principais funções é manter o nível de glicose no sangue seja qual for o nutriente. Na falta daquele dinheiro fácil (carbos e lipídios) ele realiza a síntese de corpos cetônicos (falo dele lá na frente).

RIM
Responsável pela excreção do organismo, ou seja, elimina tudo aquilo que o corpo não precisa (por exemplo, toxinas). Limpa a casa!! Por isso precisamos beber bastante água!!! Uma enxurrada!

MAS O QUE ACONTECE COM O NOSSO CORPO DURANTE ESSA MUDANÇA ALIMENTAR?

A dieta Dukan (hiperproteíca) é baseada na ação  da insulina produzida no pâncreas e dos corpos cetônicos produzidos no fígado e rim. A insulina tem como função retirar a glicose do sangue para ser utilizada ou armazenada como combustível no organismo. Os corpos cetônicos têm a função de suprir o organismo na falta de glicose.
Diminuindo o consumo de carboidratos e lipidios, o corpo liberará menos insulina e haverá a necessidade de utilizar outra fonte de energia que, nesse caso, será a proteína. Aí então entram em ação os corpos cetônicos.
Como as proteínas são de difícil assimilação pelo organismo e ele necessita de energia “fácil” para disponibilizar rapidamente para o cérebro, o corpo começa a “gastar” as reservas (as gorduras acumuladas – os ácidos graxos).  A queima de gordura, por sua vez, transforma-se em corpos  cetônicos (CETOGÊNESE).

O QUE SÃO CORPOS CETÔNICOS? (de forma beeeeem resumida)

Os corpos cetônicos são produtos derivados da quebra dos ácidos graxos (presentes na barriguinha, papada, culote, braço largo) que serão inicialmente usados como fonte de energia no coração e no cérebro.
A cetogênese é um mecanismo que permite ao fígado oxidar grandes quantidades de ácidos graxos para transformá-lo em energia. O excesso de corpos cetônicos no sangue chama-se Cetose.

DE UM MODO VULGAR: o corpo resgata toda gordura armazenada nas células e transforma em corpos cetônicos no fígado. Por isso, na dieta Dukan, não devemos ingerir nenhum tipo de gordura (lipídios) para se evitar a sobrecarga do organismo com este nutriente e ser possível a eliminação do excesso corporal. Daí emagrecemos!!! Eba!

Segundo o Dr. Drauzio (http://drauziovarella.com.br), os sintomas mas comuns para a cetose: sede intensa e boca seca; náuseas, vômitos e dor abdominal; hálito com odor acentuado de acetona.
A acetona não é metabolizada e sim exalada pelo suor e respiração. É isto que poderá deixar o suor adocicado e com cheiro estranho. (Prove seu suor, e verifique se ele está doce, doce, doce como caramelo)
REPITO: por isso devemos beber bastante água para eliminar as toxinas!


DICAS QUE EU SIGO (CONSULTE O SEU MÉDICO):


1 - Em caso de enjôo bebo chá de boldo que é ótimo no auxilio da digestão das proteínas que estamos ingerindo e ajuda o fígado na sobrecarga das gorduras que ele está metabolizando.



2 - Utilizo também o XANTINON pois ajuda eliminar a gordura do fígado. (veja a bula aqui: http://www.medicinanet.com.br/bula/5496/xantinon.htm)


E aí, ficou com dúvidas?

Da próxima vez que eu voltar a falar da dieta DUKAN, lembre-se destas informações!!
Beijos






2 comentários :

  1. oi flor!! adorei su blog ,as dicas...seguindo
    voltarei mais vezes...http://belezatoquefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo(a). Obrigada por deixar um comentário. Não estranhe se a resposta demorar, mas assim que eu ler responderei com muito carinho. Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...