quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CONHECENDO O QUEIJO CAMEMBERT

Fiz um post sobre o queijo Brie outro dia, você pode ver aqui.

Como eu falei, detestei este queijo. Muito nojento pro meu gosto!

Daí que estava me sentido com uma pobrice aguda e achei que deveria fazer uma segunda tentativa. Sabendo que o Camembert é da família dos brie, resolvi experimentar esta opção já que eu ainda não o conhecia.

Um pouquinho de história antes...


Afirma-se que, à época da Revolução Francesa, um certo dia, uma família francesa, que habitava na Normandia, deu abrigo a um padre que estava sendo perseguido. Esse religioso vinha da região de Brie e, como forma de agradecimento aos seus anfitriões pela acolhida e proteção, transmitiu-lhes todo o seu conhecimento sobre a fabricação de queijos. (Wikipédia)

Dizia o rótulo da caixinha:

"Para a adequada degustação deste queijo, deve-se retirá-lo da geladeira com antecedência de uma hora. Adquirida a temperatura ambiente, deve ser cortado ao meio e, em seguida, ser fatiado, sempre do centro para a extremidade. Obtém-se, deste modo, um equilíbrio ideal entre crosta e massa em cada fatia."

Eu não fiz isso, porque logo vi que ele tem a mesma característica do Brie: uma casca fedorenta e horrorosa
Tirei logo a casca dele e tentei comê-lo pelo meio.

E ai?

Não deu...pelamordedeus!!!

ranço impregna na pessoa, na alma!

E aí? Ia perder mais uma fortuna com outro queijo nojento?
Não, né? Guardei boa parte dele e fiz umas mini-quiches de queijo.

Ah, há!!! Todo mundo vai amar - pensei eu.

Ilusão tola. Logo quando as quiches fofinhas começaram a assar o fedor subiu e dominou a casa.

Eu só via o povo todo falando: 
- Hum, que chulé é esse?  
- Nossa, tá estragada essa receita.

Isso porque eu não queria dizer de cara que eu tava servindo o Camembert que é primo-irmão do Brie. Se eu falasse, aí que ninguem iria querer comer!

A única criatura que me acompanhou nesta aventura foi o meu sobrinho Renzo que adora novidades e, como o gosto do queijo não é ruim, resolveu topar.

Olha, resumindo minha situação, não gosto de queijos exóticos, com exceção do gorgonzola. Na verdade acho que as pessoas só falam que gostam pra serem chic hahaha. Já que tanto o Brie quanto o Camembert são queijos finos franceses. E a França é sinal de luxo e glamour e coisa e tal...pois bem, que seja!

Sou louca pra conhecer a França, a Europa, o mundo. Experimentar essas coisas diferentes é legal, serve pra aumentar o "curriculum", mas vamos lá, dizer que é gostoso e se deliciar com iguarias deste tipo? Tem que ter paladar requintado, viu! E CORAGEM....
Eu sou a cara da rikezaaaaaaaaaaaaaa...

Mas eu como boa brasileira que sou, NÃO DESISTO NUNCA...vou provar o Brie novamente com geleia de framboesa, como sugeriu a Flávia Mergulhão...aguardem o veredicto.

hahahaha


beijos




4 comentários :

  1. Então,coloque ele no forno microondas-brie ou camembert- por 1 min e cubra com geleia.Ele vai ficar pastoso e vc come com torradinhas.
    Vamos a mais uma tentaiva?Ele quente é mais saboroso!!
    Se não gostar,derreta tudo,misture num molho branco e coma com uma massa!!Sem desperdícios!!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oh Aline, querida... Suas experiências com os queijos não estão bem sucedidas né? Acho tão legal a forma como você descreve a experiência, é bem divertida! Menina... Você precisa ver queijo francês. Alguns fedem muito e o gosto é muito diferente do que estamos habituados. As sugestões da Flávia Mergulhão são ótimas, principalmente a da torradinha. Experimente! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, sugiro que você não gaste mais seu tempo tentando se adequar a um padrão gastronômico que alguns consideram luxo ou glamour, mas que não te faz bem (ao paladar, ao seu bem estar...). Esse queijo é horrível, já comprei na Europa (por menos de 2 euros, na caixinha de madeira e tal...) e te digo que não é símbolo de glamour e nem é normal para nosso paladar, olfato (e talvez nosso sistema gastrintestinal...). Sabe qual queijo é gostoso e vc encontra no Brasil? O Maasdam (Holandês). Tb gosto do Gouda, Edam, Flamengo... E, é claro, o queijo Coalho, o Minas Padrão, queijos brasileiros muito bons! É sério, não é porque liquidificam sapos no Peru ou arrancam chifres de rinocerontes (que morrem) para vender no Vietnã pra impotência dos ricos é que a gente deve achar chique e tentar imitar o gosto (e até as bizarrices) deles. A razão de gostar de algo (ou de reproduzir um certo valor sobre algo) é porque é considerado chique? Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, sugiro que você não gaste mais seu tempo tentando se adequar a um padrão gastronômico que alguns consideram luxo ou glamour, mas que não te faz bem (ao paladar, ao seu bem estar...). Esse queijo é horrível, já comprei na Europa (por menos de 2 euros, na caixinha de madeira e tal...) e te digo que não é símbolo de glamour e nem é normal para nosso paladar, olfato (e talvez nosso sistema gastrintestinal...). Sabe qual queijo é gostoso e vc encontra no Brasil? O Maasdam (Holandês). Tb gosto do Gouda, Edam, Flamengo... E, é claro, o queijo Coalho, o Minas Padrão, queijos brasileiros muito bons! É sério, não é porque liquidificam sapos no Peru ou arrancam chifres de rinocerontes (que morrem) para vender no Vietnã pra impotência dos ricos é que a gente deve achar chique e tentar imitar o gosto (e até as bizarrices) deles. A razão de gostar de algo (ou de reproduzir um certo valor sobre algo) é porque é considerado chique? Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo(a). Obrigada por deixar um comentário. Não estranhe se a resposta demorar, mas assim que eu ler responderei com muito carinho. Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...