segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Da série: PRESENTES DO TOCANTINS

Pessoas,


Tô começando a entrar no ritmo antigo...

E aí como foi o fim de semana? Descansaram....eu ainda não descansei tudo tudo que tenho pra descansar....tô esperando só esse feriadão que promete.


Bem, no ultimo post mostrei pra vocês um dos presentinhos que Carlinha trouxe pra mim lá do Estado Novo, o Tocantins, onde ela tava de lua-de-mel com o seu Léo (até rimou!!)

O delicioso (horrivel) GUARANÁ JESUS...

Hoje eu mostro pra vocês outra delicia, que eu realmente amo...salivo....babo...porque a-d-o-r-o...o PEQUI...ou melhor, o molho de Pequi que ela encontrou num supermercado de Palmas e eu implorei pra ela trazer quando soube (porque ela destesta pequi).


Molho de Pequi da Neresco


Como sempre dei uma boa googada (porque depois de Deus, só mesmo o Google pra responder todas as questões da humanindade).

O Pequi (Caryocar brasiliense) é um fruto nativo do cerrado brasileiro muito utilizado na cozinha nordestina, em Goiás , Mato Grosso e norte de Minas Gerais (foi daqui que surgiu o meu amor, meu pai é mineiro de Engenheiro Navarros).


foto: pesquisa google

Dele é extraído um azeite denominado azeite de pequi (ou manteiga de pequi). Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango (ou como é chamada, galinhada). Eu gosto de qualquer jeito....
.
foto: pesquisa google

Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas e no palato (e é sério mesmo, meu pai já se feriu várias vezes). 


foto: pesquisa google

O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares (pouca gente gosta...né mesmo Carlinha?!). Pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva. 


Bom, eu cresci vendo o meu pai gabando as maravilhas de ser mineiro e apreciando todas as delicias de lá que acho que acabei apreciando tudo aquilo...dentre tudo o pequi....


Se vocês nunca provaram...provem...


Agora vou aproveitando, de gotinha em gotinha, o molhinho que ganhei pra não acabar rápido...huuuuuuuuuummm.


Beijos,








2 comentários :

  1. Nunca comi isso e nem vi, mas tenho curiosidade de saber como é , ver de perto.
    Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mell,

      Você gosta de gostos exóticos? Se sim, então vai gostar...eu sou suspeita pq eu amoooooooo

      beijos

      Excluir

Olá, seja bem vindo(a). Obrigada por deixar um comentário. Não estranhe se a resposta demorar, mas assim que eu ler responderei com muito carinho. Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...